A entidade proporciona duas refeições de qualidade diariamente, cuidados com a higiene pessoal e cursos.
Fundada em 1997, por membros da Renovação Carismática Católica de Bastos, a Associação Leão de Judá se tornou fundamental e essencial na comunidade bastense, devido aos serviços que oferecem de atendimento ao público, inclusive para crianças e adolescentes.
A entidade iniciou as atividades realizando um trabalho de evangelização com crianças e adolescentes. E por meio trabalho deparavam-se com situações de vulnerabilidade social pela qual muitos dos atendidos estavam expostos. Diante da fragilidade dos serviços públicos e da grande demanda de pessoas necessitando de ajuda, alguns membros da RCC (Renovação Carismática Católica) decidiram complementar o trabalho de evangelização com várias ações sociais como: doações de cestas básicas, acompanhamento a pessoas dependentes de álcool, visita aos idosos enfermos (banho, troca de fraldas), apoio a moradia digna através de ajuda na construção e reformas de casas. E assim, a ação cresceu e começou a ter uma grande demanda, o que motivou a busca por um espaço físico.
Alugaram uma casa, que ficou denominada “Casa Verde”, e deram início ao Projeto Pequeno Gigante, onde atendiam 30 crianças, oferecendo café da manhã, almoço e banho, oficinas de dança, teatro, pintura em tecido e praticavam judô, em um projeto em parceria com a Associação de Judô de Bastos.
Com a visibilidade e credibilidade do trabalho ofertado, em 2008 a Associação Leão de Judá foi convidada pelo governo municipal a assumir o Serviço de Proteção Social a Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida – LA, quando foi cadastrada no Conselho Municipal de Assistência Social –– CMAS e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente –– CMDCA. Paralelo ao LA, ofertava o Projeto O Bom Samaritano, acolhendo crianças e adolescentes no contra turno escolar. Com a Reordenação dos Serviços Socioassistenciais, através da Tipificação Nacional de Assistência Social, o Projeto “O Bom Samaritano” foi adequado para que seu atendimento estivesse em consonância com a Tipificação.
A Associação Leão de Judá tem como: Missão: “Promover, defender e garantir os direitos de crianças e adolescentes, visando fortalecer os vínculos familiares, a cidadania e o exercício dos direitos sociais.” E sua visão é um mundo sem desigualdade social, onde todos os indivíduos desfrutem com equidade dos seus direitos e exerçam seus deveres com responsabilidade, contribuindo para uma sociedade justa e igualitária. Tendo enraizados em seus valores o compromisso com a competência profissional no atendimento ao usuário, a ética, integridade, responsabilidade, solidariedade, seriedade, transparência no serviço prestado a comunidade.
Atualmente oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a 40 crianças e adolescentes encaminhadas por outras Políticas Públicas, Sistema de garantia de Direito e procura espontânea.
O Serviço é pautado no trabalho social com família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária. Ações de fortalecimento das relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Atividades que contribuam para o alcance da autonomia e protagonismo social dos atendidos, levando sempre em consideração o ambiente onde estão inseridos.
Um dos maiores desafios da entidade é o custo muito elevado, sendo que as
Crianças e adolescentes permanecerem na instituição das 8h às 12h, o exige investimentos constantes em alimentação de qualidade e nutritiva, produto de higiene pessoal, sendo que todo tomam café da manhã, almoçam e tomam banho na instituição. A equipe técnica necessária para atuar no serviço, também demanda uma folha de pagamento altíssima. Outro desafio é a falta de um veículo próprio para realizar as visitas nas famílias dos atendidos.
A entidade financia suas atividades através de parceria com a Prefeitura de Bastos, e através de repasses de recursos estaduais e municipais. Ainda realiza diversas promoção ao ano, e eventos de arrecadação de fundos. Além disso, a doação do imposto de renda realizada por empresários e pessoas físicas, faz a diferença. Outra fonte de renda é a doação de pessoas da comunidade que doam mensalmente valores em dinheiro, e também o seu tempo como voluntário em muitas atividades.
Entenda um pouco mais sobre a entidade e suas perspectivas para o futuro:
Qual a importância da parceria com o CMDCA Bastos?
O fato de a instituição estar inscrita no CMDCA é o que possibilita ser contemplada com doação do IR. O apoio recebido do mesmo com capacitações no que se refere a gestão da organização e no trabalho de divulgação das atividades desenvolvidas pela instituição e criação do site realizado pelo conselho.
Qual a importância do serviço voluntário?
Os voluntários fazem a grande diferença na instituição, desde aqueles que doam seu tempo ajudando nas promoções ou trabalhos, ou aqueles que fazem doação de alimentos, roupas, entre outros, até aqueles que contribuem com recursos financeiros.
O que a entidade já investiu com o valor do imposto de renda?
Alguns projetos foram desenvolvidos pela organização com doações do IR como: projeto de dança e esporte com as crianças e adolescentes, aquisição de Data show, Notebook e o Projeto da horta.
E quais são as expectativas de investimento com a doação do imposto de renda no futuro?
A Associação Leão de Judá pretende estender o atendimento aos adolescentes que completam a idade de 15 anos e precisam se desligar do projeto. Para tanto já elaborou um projeto de preparação para o mercado de trabalho estruturado para atender até 100 adolescentes e jovens, sendo que está aberta para parcerias com os empresários da cidade que queiram fazer sua doação do IR nesse ano para financiar o referido projeto.