1 – Maior segurança no processo de doação
Além de facilitar a doação, a presença de um contador pode oferecer maior segurança ao processo, já que esses profissionais estão sempre atentos às movimentações da legislação tributária.
2 – Evitar cair em malha fina
Contratar um contador pode ajudá-lo a evitar cair na “malha fina” por causa do envio de algum valor incorreto ou informação pessoal imprecisa, evitando que a sua doação fique retida pela Receita Federal.
3 – Possibilidade de recorrer à justiça se necessário
Caso você tenha algum problema ao doar o seu imposto de renda, ao contratar um contador, você poderá contar com a ajuda de um profissional conhecedor das leis tributárias e trabalhistas para recorrer à justiça e solucionar o problema.
4 – Contar com profissionais familiarizados com o sistema da Receita Federal
Como seu trabalho está diretamente ligado a atender as solicitações da Receita Federal, o contador conhece um conjunto de informações vinculado a esse sistema a que poucas pessoas têm acesso.
5 – Obter ajuda na gestão de documentos fiscais
Contratar um contador pode ser bem vantajoso devido à experiência que esse profissional possui com a gestão de documentos fiscais, que devem ser emitidos diante de qualquer operação realizada entre empresas, órgãos públicos e pessoas físicas.
6 – Obter ajuda na compreensão de termos técnicos
Durante o processo de doação do seu imposto de renda, você pode se deparar com alguns jargões ligados à área jurídica de difícil compreensão. Por isso, contratar um contador pode auxiliá-lo na tarefa de entender melhor esses termos, facilitando a doação.
7 – Economizar tempo
Esse é um motivo bem simples para buscar um contador na hora de doar o imposto de renda: otimizar o tempo. Devido à sua experiência na área, o contador executará todo o processo de doação com maior rapidez e facilidade.
8 – Solucionar problemas com a Receita Federal
Uma das principais tarefas do contador é comprovar operações financeiras. Por esse motivo, contratar um desses profissionais pode ajudá-lo a resolver algum eventual problema com a Receita Federal durante a doação.
9 – Reunir os documentos necessários
Embora doar o imposto de renda seja um processo relativamente simples, são necessários alguns documentos para doação, como a DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal). Contratar um contador pode auxiliá-lo a reunir esses documentos e fazer o pagamento até a data limite de envio do IR.
10 – Cálculo da porcentagem correta a ser doada
Embora poucas pessoas saibam dessa informação, há um limite de quanto do imposto de renda pode ser doado. Além de só poder doar 6% do valor total do IR, é necessário respeitar o limite de 3% de doação a cada entidade beneficiada. Contratar um contador pode ajudá-lo a efetuar esses cálculos.