São quase 20 anos que a entidade recebe o jovem, oferece formação e direciona para o ambiente profissional.
O jovem aprendiz de Bastos, tem um importante aliado que é a Legião Mirim, uma entidade fundada pelo Lions Clube Bastos Solidariedade em junho de 2002. Desde então, foi responsável por formar inúmeros profissionais. “O programa atua na formação do jovem como ser humano e cidadão. Ele aprende a lidar com as situações do emprego. Ele recebe toda uma preparação nas relações humanas, questões de ética, e recebe todo o preparo para ser inserido no mercado. Os benefícios para a empresa são inúmeros, entre eles; — o treinamento de uma mão de obra que irá se tornar especializada no futuro, ou seja, ele pode lapidar o futuro colaborador, deixar sem vícios profissionais e que possa contribuir de forma eficiente para a empresa e o seu negócio.” Destaca Cassia Tanaka Presidente.
O programa Jovem aprendiz, teve início no Brasil em 1943, com o nome menor aprendiz.
Em 2000 foi modernizado com a lei da aprendizagem e hoje atende jovens entre 14 a 24 anos, que estão cursando o ensino médio, ou que já tenham concluído. O aprendiz também deve frequentar o curso técnico conveniado com a empresa, onde está contratado. Ao ser colocado no mercado de trabalho ele tem direito a carteira de trabalho assinada, com direitos trabalhistas e previdenciários. Recebe salário, 13.º e férias. A carga horária máxima é de 6 horas por dia, sendo 4 horas na empresa e 2 horas na Legião Mirim.
Atualmente a entidade atende 75 jovens, que encontram, mais que um apoio, mas uma oportunidade de mudar o futuro, ajudar a família, e começar a construir a própria vida.
“Eu aprendi a respeitar mais os meus pais, e a conversar direito com eles e a conversar com outras pessoas. Porque eu era um cara bem fechado, mas agora sou mais alegre e sorrio bastante. A minha expectativa é fazer a faculdade de tecnologia da informação, o meu grande sonho, e dar alegria para os meus pais.” Relata o jovem Felipe dos Anjos Pinheiro, que com o apoio da legião Mirim conseguiu seu primeiro emprego na Ampla Multi itens.
Os jovens que ingressam na entidade passam a ter aulas de segunda a sexta-feira, e toda grade curricular é trabalhada por CBO (Classificação brasileira de ocupações) conforme conteúdo exigido pelo MTE – (Ministério do Trabalho e Emprego) que correspondem à programação de 11 meses em contrato formal, seguindo a carga horária de 880 horas nas atividades práticas na empresa e 400 horas teóricas na entidade totalizando 1.280 horas.
“A carga horária teórica é dividida em três cursos. Temos o curso inicial de 60 horas, o curso básico de 180 horas e o curso específico por ocupação de 160 horas. As ocupações são: Assistente administrativo para os aprendizes que desempenham funções administrativas nas empresas, repositor de mercadorias voltado para quem atua em supermercados e embalador à mão para quem atua em indústrias de produção de ovos.” Explica a Dienyffer Mayara Souza dos Santos — Coordenadora pedagógica.
A Instituição acompanha de perto a contratação, e auxilia o empregador e o jovem aprendiz em diversos momentos, em que seja necessário. É observado o desempenho escolar, o comportamento em casa, nas ruas e a todo momento o jovem é avaliado, no intuito de garantir disciplina, ética e responsabilidade. “A legião Mirim é um programa de aprendizagem que tem que ser trabalhado todo mundo junto. Escola, legião mirim, empresa e família. Se não trabalharmos juntos, não é possível conquistar o sucesso no final”. Explica Adriana Cristina da Silva Gonçalves — Coordenadora administrativa.
O CMDCA — Conselho Municipal dos direitos da Criança e do adolescente de Bastos, apoia e trabalha com a Legião Mirim. “Para nós a entidade é motivo de muito orgulho. Muitos excelentes profissionais que estão hoje atuando e tendo sucesso no mercado profissional passaram pela legião. Sem esse trabalho, muitos ficariam sem oportunidades e a mercê do crime, das drogas e da perdição. Por isso o CMDCA não pode deixar de apoiar e incentivar um trabalho como esse. Parabéns para o Lions, seus voluntários, empregadores e toda equipe da Legião Mirim. O mérito é deles.” Enfatiza Erondina Oliveira Joaneto, Presidente do CMDCA.
Quando um empresário escolhe contratar um menor aprendiz ele está mudando a vida do jovem, dando uma oportunidade de evolução. Por isso, contrate um menor aprendiz hoje mesmo, e tenha um profissional sem vícios, disposto a aprender e a fazer a sua empresa crescer.