Você está visualizando atualmente O seu Imposto de renda ajuda o beisebol de Bastos a continuar sendo uma referência nacional.

O seu Imposto de renda ajuda o beisebol de Bastos a continuar sendo uma referência nacional.

  • Categoria do post:Notícias

O esporte é uma tradição local e proporciona um futuro melhor para 60 jovens e crianças.

Fundado oficialmente em 05 de Janeiro de 1977 o Bastos Baseball Clube, teve sua história iniciada na década de 20. Trazido pelos imigrantes japoneses para então colônia Bastos, a prática, chegando a 16 times entre as secções. Na época o esporte ainda não tinha um local adequado para os jogos, até que a colonizadora Brasil cedeu na década de trinta o terreno da atual sede urbana da entidade.  “A consolidação da tradição de Bastos no beisebol ocorreu com a realização no dia 29 de junho de 1935, no atual centro de treinamento urbano da Avenida 18 de junho, do 3º. Campeonato brasileiro de Beisebol Infantil, onde a equipe de Bastos após intensa batalha com a equipe sagrou-se campeã nacional, iniciando um longo ciclo de vitórias e destaque no cenário brasileiro.” Conta o voluntário e ex presidente Evandro Pardinho.

Ainda segundo Evandro foi na década de 1970 a inauguração do Estádio de Beisebol “Tsutomu Maruyama”, que atualmente é sede urbana da entidade e concentra os treinos das categorias de base: “tball, pré-infantil e infantil.

Em abril de 2001, com incentivo de toda a comunidade, principalmente da Acenba (Associação Cultural e esportiva Nikkey de Bastos), Associação Fraternal Chuoku e Clube Agrícola da  Fartura, foi construído o Conjunto Poliesportivo do Bastos Baseball Clube.

Atualmente a entidade é credenciada junto a Confederação Paulista de Beisebol e Softbol e Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol – CBBS. Atende cerca de 60 crianças e adolescentes distribuídos nas categorias Tball, pré-infantil, infantil e pré-junior, além de mais de 100 adultos distribuídos nas modalidades beisebol adulto e softball. 

Os maiores desafios enfrentados pelo clube é o alto custo da prática do esporte e de manutenção do funcionamento de toda a estrutura.  A entidade depende recursos governamentais e particulares para se manter. É a união de toda a comunidade que faz a diferença, participando das promoções, doando seu tempo e contribuindo sempre que necessário na manutenção do esporte.  “O serviço voluntário é vital a continuidade da entidade, principalmente por não ter a entidade, bens que garantam sua manutenção.” Enfatiza Evandro.

O Bastos Baseball Clube tem como missão a de disponibilizar às crianças, adolescentes e praticantes a possibilidade de prática do beisebol, assegurando formação técnica, disciplinar, moral e cívica de qualidade, com participação em torneios regionais, estaduais e nacionais, oferecendo experiências únicas para crescimento esportivo e maturidade dos jovens, ofertando acesso a atividades esportivas de alto nível a baixo custo, com contribuição na melhoria da coordenação motora, capacidade de concentração e raciocínio.

Por meio da parceria com o CMDCA foi possível a continuidade das atividades e melhoria da estrutura física e aquisição de materiais específicos à prática do esporte.  Somente em 2021 o Bastos beisebol Clube recebeu R$ 50.964,69 (Cinquenta mil novecentos e sessenta e quatro reais e sessenta e nove centavos).  “Com o valor construímos 01 área composta por banheiro, depósito e refeitório. Adquirimos vários materiais para a prática do esporte, tais como bolas.

Os recursos do imposto de renda ao longo dos anos possibilitaram aos praticantes a participação em torneios, com patrocínio de despesas com alimentação, viagem, estadia, combustível e taxas de participação.” Pontua o então presidente na época Evandro Pardinho.

A doação do seu imposto pode sim, fazer a diferença na vida dos 60 atletas do beisebol de Bastos.  Com os recursos da sua doação será possível investir na melhoria das estruturas físicas, aquisição e reforma de materiais e participação em torneios.

Deixe um comentário